Notícias

AMAB participa de homenagem aos Desembargadores Nilson Castelo Branco e Mário Augusto Albiani, no STM

O 1º Vice-Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), Juiz Eldsamir Mascarenhas, participou da homenagem aos Desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) Nilson Soares Castelo Branco e Mário Augusto Albiani Alves Júnior, que foram condecorados com a comenda da Ordem do Mérito Judiciário Militar, nesta quarta-feira (10). A homenagem ocorreu durante a cerimônia de Aniversário de 216 anos da Justiça Militar da União (JMU), no Salão de Festas do Clube do Exército, em Brasília. A condecoração foi entregue pelos Ministros Conselheiros da Ordem na presença dos Ministros da Corte, servidores e familiares dos homenageados.


Para o ex-Presidente da Corte baiana, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, é uma honra receber a homenagem do STM. “Não só eu na qualidade de Presidente no biênio 2022/2024, mas, também, ao Desembargador Mário Albiani, no mesmo período, pelos serviços também relevantes, prestados por ele, na função de Diretor-Geral da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima”, disse.


O homenageado aproveitou a oportunidade para agradecer ao Vice-Presidente da AMAB, Eldsamir Mascarenhas, pela presença na solenidade. O Magistrado representou toda a classe de Juízes.


O Desembargador Mário Albiani Júnior manifestou gratidão pela homenagem. “Feliz também por ter participado, como Diretor da Unicorp, da gestão inovadora do Desembargador Nilson Castelo Branco, homenageado merecidamente com a mesma comenda, por seu viés democrático ao abrir o Judiciário para todo o povo da Bahia, bem como para as instituições que importam para a manutenção do regime democrático, a exemplo do STM”, frisou.

Criada em 12 de junho de 1957, a comenda da Ordem do Mérito Judiciário Militar é concedida a civis ou militares, instituições públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços à instituição militar. As admissões dos agraciados são feitas por um Conselho formado por Ministros do STM. As insígnias concedidas variam nos graus Grã-Cruz, Alta Distinção, Distinção e Bons Serviços.

Diversas autoridades estiveram presentes à solenidade. Entre elas, o Ministro Cristiano Zanin, do STF; o Ministro Humberto Martins, do STJ; o Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Juiz Frederico Mendes Júnior; e o Desembargador Marcos Villas Boas, Presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem).