Notícias

Marco histórico: AMAB recebe visita do Corregedor Nacional de Justiça, Ministro Luis Felipe Salomão

Pela primeira vez na história, a Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) recebeu a visita do Corregedor Nacional de Justiça, Ministro Luis Felipe Salomão, com a comitiva do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nesta terça-feira (9). O Ministro foi recebido pelo Presidente da AMAB, Desembargador Julio Travessa, do 1º Vice-Presidente, Juiz Eldsamir Mascarenhas, e da Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargadora Cynthia Resende.

O Ministro seguiu o rito de visitação do Fórum Ruy Barbosa, passando pelo átrio, pela linha do tempo e a cripta do maior jurista do país que nomeia o prédio. A visita foi guiada pelo Desembargador Lidivaldo Britto, responsável pela memória do TJBA. Logo depois, o Corregedor visitou a sede da AMAB no Fórum Ruy Barbosa, onde foi realizada uma reunião do grupo de trabalho da comitiva de inspeção do CNJ. 

Para o Presidente da AMAB, é uma honra receber o ministro e ceder as instalações da instituição para o grupo de trabalho. “Entendemos que o trabalho de inspeção do CNJ é de grande importância para aprimorar o trabalho das Juízas e Juízes da Bahia, para a melhoria da prestação do serviço jurisdicional, e recebe-los em nossa sede, tem um simbolismo muito grande de confiança e parceria”, declarou o Desembargador.

Já o 1º Vice-Presidente da AMAB afirma que o trabalho desenvolvido pelo grupo tem um caráter de orientação, de ajuda na organização e não mais de punição, como era visto o trabalho de inspeção antigamente. “Esse trabalho de inspeção é mais para orientar a Magistratura para aperfeiçoar seus trabalhos, entendendo a conjuntura estrutural no qual, nos Juízes, temos trabalhado cotidianamente para entregar a melhor prestação do serviço jurisdicional ao cidadão”, frisou.